domingo, 18 de julho de 2010

Trilhas pegam carona com Robert Pattinson e Kristen Stewart

Alberto E. Rodriguez/Getty Images/AFP-11/3/10

Kristen Stewart e Dakota Fanning reencontraram a cantora Joan Jett no lançamento de The Runaways, que chega aos cinemas em setembro


Como a hora de Robert Pattinson e Kristen Stewart é agora, tudo o que se refere à dupla de protagonistas da tetralogia Crepúsculo traz um interesse fora do comum. Foi assim com o sem graça drama romântico Lembranças, estrelado pelo intérprete do vampiro Edward Cullen. E também está sendo da mesma maneira com a cinebiografia da banda The Runaways, estrelada por Stewart. O primeiro filme já saiu de cartaz e não foi de larga memória, a não ser para as fãs de Pattinson. Já The Runaways está prometido para estrear em setembro aos cinemas brasileiros.

Fato é que as duas trilhas chegam às lojas na esteira da bem-sucedida carreira de Eclipse, o terceiro filme baseado na série de Stephanie Meyers. Não têm absolutamente nada a ver, dada a natureza dissonante dos filmes que vieram. Mas são muito acima da média. A trilha de Lembranças segue a linha de Crepúsculo, com ênfase em bandas indies. 

Como é uma história de amor com tons trágicos – garoto rebelde que perdeu o irmão se apaixona por garota (Emilie de Ravin, a Claire da série Lost) que perdeu a mãe –, a trilha compila canções com um tom para baixo. Isso, de maneira alguma, é negativo. Há bons momentos, como a lírica Andvari, do grupo islandês Sigur Rós; e a fofa You can see me, do Supergrass. O disco é aberto com Luscious Jackson e sua Alien lover. O momento dissonante é o rap Play on, com Kottonmouth Kings. 

Rock’n’roll Já com The Runaways a história é outra. Uma espécie de boy band exclusivamente feminina, durou somente quatro anos. Formada em 1975, em Los Angeles, pelo produtor Kim Fowley, foi forjada sob a influência do heavy metal e do então nascente punk rock. Mesmo criada visando exclusivamente ao mercado, só teve um único grande hit, Cherry bomb, ainda hoje bastante executada em noites nostálgicas de rock. 

Os Runaways tinham cinco garotas, sendo duas as figuras de frente: Joan Jett (a única que conseguiu uma carreira de respeito depois do fim da banda, é lembrada pela ótima I love rock n’roll, que renasceu nesta década em versão atualizada por Britney Spears) e Cherie Currie. No cinema, a morena Joan é interpretada por Kristen Stewart; a loura Cherie, por Dakota Fanning – muito antes de o filme ser lançado lá fora, só se falava da cena em que as duas se pegam.

A trilha traz 14 faixas e tem um tom quase didático para não iniciados no rock. Nomes fundamentais do punk comparecem com clássicos: The Stooges (I wanna be your dog) e Sex Pistols (Pretty vacant). Há também Suzi Quatro, outra mulher dos primórdios do rock pesado (The wild one). E ainda o MC5 numa versão ao vivo do hino de James Brown It’s a man’s man’s man’s world. 

Dakota Fanning não faz feio em versões dos Runaways, como Cherry bomb e California paradise, e com Kristen Stewart em duo, nas canções Queens of noise e Dead end justice. Co-produzida pela própria Joan Jett, a trilha sonora traz canções gravadas pelas Runaways e um extra que está somente no CD: Don’t abuse me, cantada pela própria Joan Jett. Daí não há como comparar: o original é sempre melhor que a cópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário